terça-feira, 12 de abril de 2011

Rica experiência

Jornal Mural Voz do Renascer

Desde que iniciei o trabalho com a educomunicação, em novembro do ano passado, uma das atividades que me deixou mais orgulhosa em ser educadora foi estar à frente do Jornal Mural Voz do Renascer, juntamente com a educadora Elaine Biava, de Informática Educativa. Ver crianças e adolescentes atuarem como repórteres mirins, em busca de informações, entrevistas e pautas diferenciadas me fez pensar no potencial gigante que temos em mãos e como podemos explorar isso.
O Jornal Mural surgiu numa conversa entre educadores, pensando numa ação que poderia ser realizada dentro do estande de Comunicação e Informática Educativa, na ocasião da Feira Cultural – Histórias da Comunidade, ocorrida no Centro Social, no bairro Renascer, em 1 de abril de 2011. Resolvemos então que, faríamos uma redação de jornal para buscar as principais informações da feira, enquanto ela ocorreria. A ideia inicial seria imprimir cópias para distribuição no momento da feira, mas em discussão com a educadora de Meio Ambiente e Cidadania, Rúbia Acordi, observou-se que esta ação seria contraditória a intenção da mostra. Porque não um jornal Mural?
No dia da Feira montamos o estande, com três computadores. Preparamos previamente uma equipe com educandos dispostos a participar, e ainda não tínhamos a real noção do que seria nosso jornal mural, como seria a participação dos adolescentes. Quando colocamos neles os crachás de repórteres, e ensinamos a abordar o entrevistado, senti uma mistura de emoção e entusiasmo quando ouvi o primeiro educando falar: “Olá, sou repórter do Jornal Mural Voz do Renascer, posso fazer algumas perguntas?”.
Eram os próprios educandos que nos traziam as pautas, como: abertura da feira, a participação de estandes da comunidade, apresentações culturais, distribuição de mudas, homenagem aos primeiros moradores do bairro. Eles coletavam as informações e o processo da escrita das reportagens era auxiliado por mim e pela Elaine. O resultado foi muito melhor do que esperávamos e serviu como precursor do jornal mural como ferramenta de comunicação do Centro Social, bem como a ação será desenvolvida nas demais festividades promovidas. Só tenho a agradecer ao grupo de educandos, que tão bem desempenharam este trabalho; a Elaine pela parceria; e a coordenadora pedagógica Daniela Felisberto que acredita nas nossas inspirações.

Patrícia Nonnenmacher – jornalista e educadora de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário