segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fanzine: uma forma de comunicar

Os educandos puderam colocar em prática toda a criatividade por meio da construção de Fanzines, na Oficina de Comunicação. Com uma folha ofício, lápis, tesoura, jornais e revistas nas mãos, foram montando seus trabalhos. A atividade fez parte do planejamento da primeira semana de setembro, e, de acordo com a educadora Patrícia Nonnenmacher, uma experiência rica, que alcançou os objetivos de estimular o gosto pela leitura crítica e escrita, apresentando aos adolescentes uma nova forma de comunicar.
O Fanzine, é a abreviação de Fanatic Magazine, junção de duas palavras oriundas da língua inglesa. O primeiro fanzine surgiu por volta da década de 1920, nos Estados Unidos. O fanzine se popularizou como um meio de comunicação simples e de baixo custo, e foi utilizado como voz para os movimentos punks e anarquistas. No Brasil surgiu por volta dos anos 1980. Até hoje, os zines, como são conhecidos, são os principais meios de comunicação impressa de grupos juvenis.
Os educandos fizeram a dobradura da folha ofício em quatro partes, numeraram as oito páginas e escolheram seus temas. Teve fanzine de poesia, de carros, de adivinhações, de cultura, de personagens da TV, entre outros, todos escolheram utilizar recortes de jornais e revistas e desenho. Depois de pronto, foram feitas as cópias dos fanzines, que ficaram como uma revistinha. A atividade foi unanimidade entre os educandos, que aprovaram este nova forma de comunicar, de linguagem simples, acessível a todos.

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