terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bolinha de sabão e os sonhos....

Nossa primeira aula de comunicação 2011 no Centro Social Marista ir. Walmir (Criciúma-SC) foi embasada na temática dos sonhos. Para isso, planejei, primeiramente, uma acolhida que promoveu uma reflexão sobre comportamentos e posturas, já inserindo os educandos na temática do Centro Social Marista deste ano, que é Pró-relação: relacionar-se é viver. Na dinâmica da árvore e da brisa, em dupla, um educando seria a árvore e o outro a brisa, que primeiramente, soprava lentamente, refrescando a árvore. Depois, ficava mais forte, um vendaval ou um furacão, por fim, tentando derrubar a árvore. Os educandos promoveram a relação entre o vento e a brisa, com os sentimentos do dia-a-dia. Alguns comentaram que preferem ser brisa, ou que não gostam quando as pessoas são vendaval. Também ressaltaram a semelhança da brisa com a calma e o vendaval ou o furacão com a raiva.
Depois desta dinâmica, todos foram para seus lugares, e confortavelmente, sentados, iniciei uma prática de meditação. A maioria entendeu a proposta, fazendo os movimentos solicitados. Pedi que a turma imaginasse um lugar bem bonito, o som de uma cachoeira e na beira de um rio bem límpido, faziam bolinhas de sabão. Neste momento, eles deveriam pensar que faziam bolinhas de sabão e cada bolinha carregaria um sonho para que se tornasse realidade. Entreguei então uma folha em branco, para que cada educando registrasse no papel a bolinha de sabão, por onde ela passou e principalmente, qual sonho ela carrega.
Esta atividade tem continuação, com a mostra de um vídeo curto sobre o tema, culminando com todas as turmas fazendo bolinhas de sabão e falando sobre seus sonhos no grande grupo.
Educadora Patrícia Nonnenmacher


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário