sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Resgatando valores

Hoje (4 de fevereiro) foi um dia bem especial com o G2. Resgatei a temática da bolinha de sabão com os educandos, fazendo-os relembrar a última aula, na qual, havíamos desenhado nossos sonhos dentro da bolinha. Iniciamos a exibição do desenho do Pocoyo(sobre a importância de compartilhar) e fizemos uma discussão sobre a importância de dividir. Eles colocaram ações cotidianas em que dividem, repartem seus brinquedos, materiais, entre outros. Foi um momento muito rico e de integração do grupo, que muitas vezes parece disperso.

Apresentei aos educandos, partes do filme Branca de Neve e os Sete Anões, para que fizessem uma análise dos momentos em que houve partilha. Eles ressaltaram, no momento em que a Branca de Neve limpava a casa com os bichinhos, eles estavam compartilhando as tarefas, que ficavam bem mais simples quando eram feitas em grupo, com a ajuda de todos.

Com o grupo G5, iniciei com um texto para reflexão. A história de dois amigos. Quando um deu um tapa no rosto do outro, o que recebeu o tapa escreveu na areia que o amigo havia dado um tapa. Já, em outro momento, quando o mesmo amigo que deu o tapa, o salvou, ele lapidou na pedra, que o amigo o havia socorrido. A reflexão foi de que, os momentos de briga, devem ser apagados com o perdão e os momentos felizes devem ficar guardados para sempre no coração. Foi muito importante este trabalho com o grupo de pré-adolescentes, entendendo que se trata de uma idade em que competições e brigas tolas são bastante comuns dentro do grupo.  

Depois do momento de reflexão, nos reunimos para ver trechos do filme da Branca de Neve, com o olhar da análise das ações em que dividiram tarefas, compartilharam. Resgatei ainda, as atividades que fizemos na semana, sobre a bolinha de sabão e os sonhos, em que eles desenharam seus anseios dentro da bolinha. Para encerrar, pedi que fizessem um desenho livre, mas puxando para o que havia sido discutido em sala de aula, e principalmente, um desenho que viesse do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário